terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com o Estado de Israel e as consequências de um povo sem rumo.

Diversas vezes assistimos,ouvimos comentários sobre acordo de paz entre Israel e países árabes.É bem verdade que isso muitas vezes fica engessado no campo do discurso e na prática sempre alguém descumpre o acordo.Mas isso teve um início e já faz algum tempo.
No ano de 1977, o Presidente do Egito, Anwar el-Sadat, viajou para Jerusalém e discursou no parlamento israelense – o Knesset. Sadat propôs que Israel e o Egito negociassem um acordo de paz. Junto com o primeiro-ministro de Israel, Menachem Begin, Sadat assinou o primeiro acordo de paz entre um país árabe e o Estado de Israel.
Esta história é real,assim como os descumprimentos dos acordos também.Um problema nisso tudo é que ao se quebrar o acordo firmado independente com qual país for gera-se um sentimento ainda maior de ódio fazendo com que novas guerras aconteçam.Guerra nunca é boa,sobretudo para a população.Pessoas comuns sofrem por causa dos anseios ou do orgulho de suas autoridades que em grande escala não sabem fazer uso de seu status quo.
Todavia,se observarmos a história a maior parte das nações que sofreram com guerras se levantaram e se fizeram melhores.A dor nos torna mais profundos,mais fortes e mais experientes em direção de uma causa.Em nosso país as coisas são diferentes:mata-se por nada;já na fronteira entre Israel e Palestina por exemplo,mata-se por uma causa.Morrer é difícil mas pior é morrer por nada.Isso é fruto de um país que caminhou sem direção,sem projetos consistentes e sem qualificação,gerando sociedades disformes,sem identidade e perdida.
Sendo assim,distante de fazer apologia a guerra,a morte,ao suicídio ou ao pessimismo vital digo que tenho vontade morar nessa fronteira.Sim,não é loucura é que lá eu morreria por uma causa pois aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário