segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crítica à Ciência e a teologia em F.Nietszche

Falar de Nietzche é sempre interessante e também polêmico. Nele podemos abordar vários temas como: política, educação, ciência, moral, religião, entre outros. Não obstante, é válido lembrar que suas considerações são pertinentes, oportunas e contundentes, sendo assim, obrigatória uma analise considerativa.É de extrema importância ressaltar a priori o conceito filosófico de crítica.

Crítica não é falar mal "disso,daquilo ou daquele";é antes de tudo um estudo criterioso e imparcial dos objetos a serem estudados,neste caso mais específicamente a ciência e a teologia.Assim sendo,observo o método utilizado pela ciência e pela teologia,ao final aponto possíveis erros,acertos,elogios,enfim,me fundamento para poder comentar.Qualquer coisa que não seja assim pode ser denominado de pré-conceito,delinquência verbal,desonestidade intelectual,entre outros.Entretanto,essa explicação se faz necessário para uma maior compreensão a seguir.

Quando se trata de moral, algo que influência todo ocidente é interessante o despertar que ele faz de uma nova moralidade,ou seja,para ele é uma emancipação da razão diante da moral. Isso, pois, a moralidade não é outra coisa senão a obediência aos costumes; e assim, ele quer romper com essa maneira tradicional de pensar, agir, de avaliar, como também na forma de fazer ciência.

Para Nietzche não há instinto do conhecimento e da realidade, mas somente um instinto da crença na verdade; o conhecimento puro é destituído do instinto”.

Sendo assim, encontro uma crítica nietzcheneana sobre a ciência. Da mesma forma como um religioso metafísico tem a fé como instrumento e fundamento da verdade, sobretudo naquilo que ele têm como ultra-terreno, o cientista utiliza-se do mesmo instrumento,isto é,a fé, a crença na experiência, no empirismo – no método indutivo, para obter a verdade.

Desse modo, Nietzche pensa ser a ciência uma metafísica também, ainda que de modo disfarçado. Para Nietzche, que também faz uso, dentre outros, do ceticismo, esta metafísica-ciência,objeto de crítica, mas não por apenas criticar. Ele limita-se em relação à filosofia. Enquanto os testes conduzem a uma verdade e se breca; a filosofia se perdura em inquirições e questionamentos, de modo que permite o avanço e o aperfeiçoamento.O mesmo acontece em relação a teologia que faz uso instrumental da fé na revelação bíblica para alcançar a verdade.Digo isso pois na maioria das vezes ao atingir a resposta desejada o teólogo se breca semelhantemente ao cientista.

Portanto, a ciência disfarça-se como metafísica e o limite desta em relação à filosofia são a base e as críticas que Nietzche faz. Observando com mais cautela chegaremos a uma concordância em relação ao problema proposto.Podemos observar que aos olhos do senso comum ciência e fé não se relacionam,todavia,numa perspectiva filosófica e nietszcheana vemos que ambas se conduzem semelhantemente através do instinto da crença na verdade.Assim,podemos nos atrever a dizer que a filosofia supera tanto a ciência como a teologia?Se ambas se limitam num determinado patamar e a filosofia reflete inquiridoramente na busca de um avanço e de um aperfeiçoamentoainda maior,qual a resposta para tal questão?è válido lembrar que a filosofia é a mãe das ciências,dela todas se derivaram.Contudo a resposta é democraticamente sua,caríssimo leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário