quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Algumas Importantes Festividades e Costumes Judaicos.

Sabath:o sétimo dia da semana judaica(do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado).É encerrado como santificando a semana,e a observância especial desse dia é parte essencial da adoração.Os judeus vão à sinagoga para leituras da Tora e orações.Ex.20:8-11.

Iom Kipur:dia da expiação,festividade solene caracterizada por jejum e auto exame.Culmina os dez dias de penitência que começam com Rosh Hashanah,o Ano Novo Judaico,que cai em setembro,segundo o calendário judaico secular.Lv.16:29-31;Lv.23:26-32.

Sucot:Festividade das Tendas,ou dos Tabernáculos,ou recolhimento.
Comemora a colheita e o fim da maior parte do ano agrícola.Realizada em outubro(foto acima).Lv.23:34-43;Nm.29:12-38.

Hanucah:festividade de Dedicação.Festividade popular realizada em dezembro,que comemora a restauração,pelos macabeus,da independência judaica da dominação siro-grega e a rededicação do templo em Jerusalém,em dezembro de 165AEC.Em geral destaca-se por se acender velas durante oito dias.

Purim:festividades das sortes.Celebrada em fins de fevereiro ou princípios de março,em comemoração da libertação dos judeus na Pérsia,no 5° séc AEC,de Hamã e sua trama genociada.Éster 9:20-28.

Pesach:festividades da Páscoa.Indtituída para comemorar a libertação de Israel do cativeiro egípcio(1513AEC).É a maior e mais antiga das festividades judaicas.Realizada em 14 de nisã(calendário judaico),em geral caim no fim de março ou começo de abril.Todas as famílias judaicas se reúnem para participar da refeição de Páscoa,oi Seder.Nos sete dias seguintes,não é permitido comer fermento.Esse período é chamado de festividades dos Pães Não-fermentados(Matzot).Ex12:14-20;Ex24:27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário