terça-feira, 23 de novembro de 2010

O que significa Lashon Hará?

Traduzida literalmente do hebraico, a expressão Lashon Hará quer dizer ‘língua má’. Mas o conceito de Lashon Hará implicita falar mal dos outros, ‘fofocar’ ou denegrir a imagem de uma outra pessoa, mesmo se for verdade. O pecado de Lashon Hará é um dos mais graves no judaísmo.Os Sábios ensinam que a destruição do Segundo Templo Sagrado de Jerusalém e a diáspora judaica resultaram do ódio infundado entre os judeus e do pecado de Lashon Hará.
A língua é o chicote da alma,é flecha lançada que não volta atrás.Muitas vezes em momentos de insensatez dizemos coisas que num futuro distante ou não nos faz se arrepender amargamente.Em certos casos pessoas são lançadas em sessões de psicoterapias por causa de palavras erradas.
Líderes religiosos,professores,jornalistas,apresentadores de rádio e tv despreparados também são mestres em falar a palavra errada no momento errado.Isso não é um privilégio somente de líderes ou pessoas em destaque mas também fato comum entre os populares no cotidiano,vale lembrar que este problema não escolhe profissão,classe ou cor de pele.Que possamos estar nos aperfeiçoando a cada dia pois é muito mais fácil falar mal que falar bem de alguém.

Um comentário:

  1. Podemos preparar um estudo bíblico sobre a lingua e suas consequencias, mas fiquemos com um simples e eficaz uso deste órgão humano: a oração.
    "Está alguém entre vós aflito? Ore." Tg 4.13


    No entanto, não precisamos verbalizar quando oramos, não é? Mas ao invés de fazer uso do Lashon Hará, façamos o uso da oração e do louvor, que dessas coisas, Deus se agrada.

    Estamos devendo uma visita ao mocho rsrs

    ResponderExcluir