segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JUDEUS NA RÚSSIA

São muitas as histórias de perseguição aos judeus no mundo inteiro.Na Rússia não foi diferente,sobretudo no início do século XX.Os judeus começaram a influenciar e participar dos movimentos políticos da época naquele país.
Não obstante,os tzares tratavam os judeus de forma tão abominável, que muitos destes foram líderes da Revolução Bolshevique de 1917. Os judeus da Rússia fundaram e participaram de muitas organizações socialistas. Um dos mais importantes conselheiros de Lênin era judeu. Porém, com o passar do tempo, os comunistas russos se voltaram contra os judeus, proibindo a prática do judaísmo e promovendo o anti-semitismo.
Este foi outro caso de intolerância,desrespeito e preconceito étnico segundo os defensores dos direitos humanos;eu particularmente não fecho questão somente em cima disso.Na minha opinião isso foi uma estratégia política haja vista que se eles liberam espaço para os judeus era bem provável que os russos perderiam território.Portanto,essa disputa de território sendo por judeus ou por outros não fazia a diferença pois o que eles não queriam era perder,tanto os tzares como os comunistas.

Um comentário:

  1. É "mermão", no meu processo de construção e desconstrução já tive envolvido com as ideologias leninistas e marxistas, dizendo-me socialista e até comunista. Como diria Cazuza: "ideologia... eu quero uma pra poder viver". Sabe, a questão não é você se posicionar nesta ou naquela, mas colaborar para que os ideais de Marx prevaleça, ou seja, questionar a classe dominante (mais rica) que se estabelece no controle da sociedade (e, de alguma forma, se perpetua no poder). Devemos questionar e fazer uso do "espaço de participação para todos", mais conhecida como democracia.

    ResponderExcluir