sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CURIOSIDADES JUDAICAS-Emma Lazarus

Emma Lazarus, filha de um judeu alemão, escreveu o poema que está inscrito na Estátua da Liberdade-The New Colossus(O Novo Colosso),um soneto escrito em 1883,que foi gravado em 1912 numa placa de bronze da Estátua da liberdade . Ela trabalhava para ajudar imigrantes em Nova Iorque e escrevia artigos defendendo a vinda de imigrantes judeus da Rússia para os Estados Unidos. Ela os chamava de “pioneiros do progresso”.
O soneto foi solicitado por William Maxwell Everts através de doação para um leilão realizado pela Art Art Loan Fund Exhibition in Aid of the Bartholdi Pedestal Fund for the Statue of Liberty para angariar fundos para construir o pedestal.
Seus pais eram judeus sefaraditas portugueses cujas famílias estavam assentadas em Nova Iorque, e é relacionada através de sua mãe para Benjamin N. Cardozo, um notável e influente juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Desde a infância, ela estudava literatura norte-americana e européia, como também varias línguas, incluindo o alemão, francês e italiano. Suas escritas atraíram a atenção de Ralph Waldo Emerson, que se correspondia com ela até a sua morte.Ela escreveu seus próprios poemas originais e editou varias adaptações de poemas alemães e italianos, notavelmente aqueles de Johann Wolfgang von Goethe e Heinrich Heine. Ela também escreveu um romance e duas peças teatrais.
Portanto,podemos reconhece-la como uma personalidade intelectual que marcou seu nome na história através de seus feitos memoráveis.Uma mulher digna de ser pesquisada e lembrada.

Um comentário:

  1. Realmente devemos nos ater aos detalhes. Nosso olhar costuma se focar no macro, vemos aquilo que todos vêm... Aprendamos a olhar a beleza oculta nas coisas e nas pessoas... e valoriza-las. Valeu meu amigo e contemporâneo.

    ResponderExcluir