segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A Teoria Histórico Cultural de Vigotski e a importância do contexto social na formação dos indivíduos

      Segundo a teoria marxista postulada por Vygotsky alguns fatores foram decisivos para a determinação da atividade consciente do homem. A primeira se refere ao trabalho social e a divisão composta que dá origem as novas formas de comportamentos, o modo de produção e as relações mantidas na produção e que  proporciona o modo de ser do indivíduo.
      O segundo fator que possibilita ao homem tornar-se homem através da sua atividade consciente se refere ao aparecimento da linguagem. É nas relações mantidas no decorrer do trabalho social que surge no indivíduo uma necessidade de comunicação que com o tempo vai se evoluindo tornando-se um sistema de códigos imprescindível para o desenvolvimento da atividade consciente do homem.
      O pensamento de Vygotsky tem matriz marxista como foi supracitado, assim sendo,sabemos que o homem é um resultado sócio-histórico.O meio contribui fortemente em sua formação e se esse processo for bem conduzido possibilitará ótimos resultados individuais e conseqüentemente sociais.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário