segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma crítica ao pensamento de Denise Fonseca dos Santos Curia


Sabendo que a leitura é ingrediente imprescindível na formação de um sujeito crítico, é chegada a hora de mudanças nas práticas literárias escolares. As crianças, muitas vezes, não trazem esta cultura de suas casas, então a tarefa de formação do leitor é compromisso da escola, do professor. Mas o professor, não pode ser qualquer professor. Ele precisa ser um leitor apaixonado, essas são as palavras (sinteticamente) da professora Denise Fonseca dos Santos Curia.

Sinceramente, discordo de seu pensamento, sobretudo quando ela atribui toda a responsabilidade da formação de um indivíduo leitor para o professor. Ao discordar não anelo abster-me da função, todavia, acredito que a família tem parte nesse processo e se ambos atuarem juntos as coisas se torna menos complicadas.

Vale ressaltar também que a religião poderia participar desse processo, contudo, não transferindo totalmente. Subjetivamente, portanto, ainda que as religiões nas suas sedes freqüentadas por cada família viessem a ajudar a responsabilidade maior seria dos pais e responsáveis e da escola com professores apaixonados pela leitura.

Um comentário:

  1. ja na epoca da minha amada vovó a leitura comecava na bariga, onde ela ja contava historias, contos aos filhos e dizia mais tarde, com maior orgulho, que as crianças se reviravam ainda no ventre... depois continuava no berço cantando cançoes de ninar e aprendiamos desde muito pequenos as historias "hoje consideradas por muitos demoniacas" de joao e maria, chapeuzinho vermelho, entre outros.... mais tarde começava as historias em quadrinhos, turma da monica, entre outros....concordo em partes com os dois...pois a responsabilidade nao pode e nem deve somente ser atribuida a um ou outro, mas a todos que fazem parte do processo de crescimento intelectual de uma criança, mas todos tem mesmo que ser apaixonados por leitura, ou no minimo demostrar um sutil interesse, pois como se pode ensinar e cobrar de uma criança aquilo que voce nao gosta? todos sabemos que o exemplo faz parte do processo de aprendizagem, e nos dias de hoje, nem pais, nem professores, nem religiao, podem muito de orgulhar dos exem plos que andam deixando por ai.......

    ResponderExcluir